A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio em geral, porém aqui no comércio brasileiro essa data vem ganhando grande popularidade e fica atrás apenas do Natal. Segundo pesquisas, em 2020, as vendas no e-commerce foram de R$ 4,02 bilhões em apenas dois dias de campanha, alta de 25,1% nas vendas digitais em relação ao ano anterior. Estima-se que é um aumento significativo nas vendas durante Black Friday 2021, mesmo com a atual crise que perdura devido à pandemia da COVID-19. Aqui no Brasil a data está confirmada para 26 de novembro de 2021, é uma ótima oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para adquirir produtos desejados com preços mais acessíveis, quanto para os lojistas, que podem incrementar as vendas e conquistar novos clientes.
É possível também observar que as vendas no e-commerce batem recorde a cada nova edição da Black Friday, isso porque quando os lojistas perceberam o efeito de alta nessa data, muitas lojas se viram impulsionadas pela confiança dos consumidores que segue aumentando. Dados de pesquisas de mercado, nos mostrando um levantamento responsável por indicar o percentual de pessoas que não acreditam na veracidade dos descontos e isso nos trouxe o resultado de uma redução de 38% em 2017 para 35% em 2018.
Dicas para aproveitar a Black Friday e vender mais!
1. Pré-campanha: Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado. Com isso você pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday. Ter essa motivação inicial para que seus clientes vejam que você está pronto para a grande data, vai funcionar como um “esquenta” e apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes, torna seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes. Lembre-se a forma como a pré-campanha será realizada é muito importante, já que um impacto negativo também tem resultado na visão que o público sobre o e-commerce. Sabendo disso, para diminuir esse risco, sempre opte por uma ação próxima da Black Friday 2021 para que o consumidor associe esses dois eventos e a campanha alcance o resultado esperado.
2. Reforce o seu estoque para a Black Friday: Aqui além do atendimento diferenciado, você e seu negócio devem contar com estoque maior de produtos, afinal espera-se que baseado nos descontos inovadores que você vai criar a procura vai crescer. Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda. Sempre tenha um planejamento diferenciado. Faça um levantamento de tudo que precisa ser organizado, separado, vendido e oferecido, assim você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja virtual e física também.
3. Aquela “espiadinha” nos preços dos concorrentes: Lembre-se “a voz do povo é a voz de Deus” e sendo assim o seu público-alvo quando pensa em Black Friday, a primeira associação são preços baixos e muitas oportunidades para fazer um bom negócio. Se você oferecer um produto com um valor desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas, até porque um concorrente pode oferecer o mesmo produto que o seu por um preço inferior atraindo seu cliente e encalhando seu produto. Por isso, para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes. Sente com calma, olhe bem e faça sua tabela de preços. Sempre faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo. Ah também é importante ressaltar que ofertar um preço muito inferior também não é uma prática recomendada, afinal “quando é fácil demais o santo desconfia”. Leve em conta o orçamento e o perfil do seu e-commerce para ter uma decisão final mais certeira. Se for apostar 100% nas vendas online lembre-se de avaliar o valor de frete e o prazo de entrega dos principais concorrentes. Além do preço, estes dois fatores são os mais considerados pelos consumidores do comércio eletrônico, pois de nada vai adiantar ter o melhor preço e perder vendas por frete alto ou prazo de entrega longo.