Home  » Blog

Black Friday 2021: Dicas E Estratégias Para Vender Bem

Logo Infotec
Black Friday 2021: Dicas E Estratégias Para Vender Bem

Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio em geral, porém aqui no comércio brasileiro essa data vem ganhando grande popularidade e fica atrás apenas do Natal. Segundo pesquisas, em 2020, as vendas no e-commerce foram de R$ 4,02 bilhões em apenas dois dias de campanha, alta de 25,1% nas vendas digitais em relação ao ano anterior. Estima-se que é um aumento significativo nas vendas durante Black Friday 2021, mesmo com a atual crise que perdura devido à pandemia da COVID-19. Aqui no Brasil a data está confirmada para 26 de novembro de 2021, é uma ótima oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para adquirir produtos desejados com preços mais acessíveis, quanto para os lojistas, que podem incrementar as vendas e conquistar novos clientes.

É possível também observar que as vendas no e-commerce batem recorde a cada nova edição da Black Friday, isso porque quando os lojistas perceberam o efeito de alta nessa data, muitas lojas se viram impulsionadas pela confiança dos consumidores que segue aumentando. Dados de pesquisas de mercado, nos mostrando um levantamento responsável por indicar  o percentual de pessoas que não acreditam na veracidade dos descontos e isso nos trouxe o resultado de uma redução de 38% em 2017 para 35% em 2018.

Dicas para aproveitar a Black Friday e vender mais!

1. Pré-campanha: Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado. Com isso você pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday. Ter essa motivação inicial para que seus clientes vejam que você está pronto para a grande data, vai funcionar como um “esquenta” e apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes, torna seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes. Lembre-se a forma como a pré-campanha será realizada é muito importante, já que um impacto negativo também tem resultado na visão que o público sobre o e-commerce. Sabendo disso, para diminuir esse risco,  sempre opte por uma ação próxima da Black Friday 2021 para que o consumidor associe esses dois eventos e a campanha alcance o resultado esperado.

2. Reforce o seu estoque para a Black Friday: Aqui além do atendimento diferenciado,  você e seu negócio devem contar com estoque maior de produtos, afinal espera-se que baseado nos descontos inovadores que você vai criar a procura vai crescer. Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda. Sempre tenha um planejamento diferenciado. Faça um levantamento de tudo que precisa ser organizado, separado, vendido e oferecido, assim você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja virtual e física também.

3.  Aquela “espiadinha” nos preços dos concorrentes: Lembre-se “a voz do povo é a voz de Deus” e sendo assim o seu público-alvo quando pensa em Black Friday, a primeira associação são preços baixos e muitas oportunidades para fazer um bom negócio. Se você oferecer um produto com um valor desproporcional ao mercado, as chances de compra serão pequenas, até porque um concorrente pode oferecer o mesmo produto que o seu por um preço inferior atraindo seu cliente e encalhando seu produto. Por isso, para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes. Sente com calma, olhe bem e faça sua tabela de preços. Sempre faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo. Ah também é importante ressaltar que ofertar um preço muito inferior também não é uma prática recomendada, afinal “quando é fácil demais o santo desconfia”. Leve em conta o orçamento e o perfil do seu e-commerce para ter uma decisão final mais certeira. Se for apostar 100% nas vendas online lembre-se de avaliar o valor de frete e o prazo de entrega dos principais concorrentes. Além do preço, estes dois fatores são os mais considerados pelos consumidores do comércio eletrônico, pois de nada vai adiantar ter o melhor preço e perder vendas por frete alto ou prazo de entrega longo.

Compartilhe nas Redes

Veja Outros Artigos

Fique por Dentro das Novidades

Não se preocupe, também não gostamos de spam.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade e autorizo a utilização de minhas informações da Infotec

Entre em contato com o CEO

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

Assinatura Feita

Em breve você começará a receber em seu e-mail nossa newsletter.

Fique tranquilo, você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.