No geral, o fluxo de caixa é uma combinação de entradas e saídas. Quando você tem mais dinheiro entrando em seu negócio do que saindo dele, você tem um fluxo de caixa positivo. Quando o oposto é verdadeiro, você tem fluxo de caixa negativo. Lembre-se de que o fluxo de caixa negativo não significa que sua conta bancária está a descoberto, mas significa que você está esgotando suas reservas históricas de caixa.
As entradas de caixa
Muitos proprietários de empresas ignoram completamente as entradas de caixa ou se concentram exclusivamente nas vendas totais. Embora você deva procurar continuamente maneiras de melhorar suas vendas totais, deve ter cuidado para não prejudicar sua margem de lucro bruto no processo. As seis dicas a seguir o ajudarão a maximizar suas entradas de caixa e sua margem de lucro.
1. Aumente seus preços
Quando um cliente compra um produto ou serviço, ele leva em consideração várias coisas além do preço. Se você fornecer a seus clientes-alvo os resultados que eles valorizam, o preço não influencia muito nas decisões de compra de seus clientes. Determine por que seus clientes compram de você em primeiro lugar e, em seguida, amplie esses motivos em suas comunicações de marketing e vendas para diminuir a sensibilidade ao preço. Aumentar seus preços permite que você melhore suas vendas totais sem investimento adicional de sua parte, tornando-se uma das maneiras mais eficazes de melhorar suas entradas de caixa e, ao mesmo tempo, melhorar sua margem de lucro.
2. Faça upsell para seus clientes existentes
É mais fácil vender para um cliente que já comprou de você no passado do que adquirir um novo cliente. Também é mais barato manter um cliente do que conseguir um novo. Se você não está oferecendo produtos e serviços novos ou complementares aos clientes existentes, está perdendo uma oportunidade importante de melhorar seu fluxo de caixa. Analise o histórico de compras anteriores de seus clientes e entre em contato com eles para oferecer produtos ou serviços complementares. Se você não retém o histórico de compras do cliente, pode, em vez disso, treinar sua equipe sobre como oferecer itens complementares no ponto de venda para aumentar seu tíquete médio de venda. Como ocorre com os aumentos de preços, a venda de upsell para seus clientes existentes normalmente requer pouco ou nenhum investimento adicional de sua parte.
3. Mantenha o controle de suas contas a receber
Se você estende o crédito a seus clientes, é crucial que você fique em cima de suas contas a receber. Quando você entrega um produto ou serviço a um cliente e deixa que ele pague mais tarde, você tem que pagar a conta – e pagar em dinheiro – para cobrir as despesas associadas à entrega desse produto ou serviço com o dinheiro que você tem em mãos. Isso pode ter um impacto negativo significativo em seu fluxo de caixa se você tiver clientes que demoram para pagar. Tenha como prática revisar regularmente seu relatório de vencimento de contas a receber e acompanhar os clientes cujas faturas excedem as condições de pagamento que você estendeu. Trabalhar para garantir que suas contas a receber permaneçam atualizadas é uma maneira fácil de garantir que suas entradas de caixa permaneçam saudáveis.
4. Incentive seus clientes a pagar mais rápido
Isso anda de mãos dadas com o controle de suas contas a receber. Se seus clientes têm um incentivo para pagar mais rápido, é mais provável que você mantenha suas contas a receber e seu fluxo de caixa em boa forma. Considere um pagamento à vista ou desconto no pagamento antecipado (certifique-se de não reduzir sua margem de lucro se fizer isso) para acelerar os pagamentos do cliente. Se você não quiser estender os descontos, simplesmente incluir um link de pagamento com PIX pode acelerar a cobrança significativamente. A melhoria em seu fluxo de caixa geralmente será visível utilizando diversas formas de pagamentos.
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