O processo de venda sempre foi muito atrelado ao contato humano. A internet cresceu muito, mas inúmeras empresas ainda continuam com processos totalmente voltados para o presencial, e isso vai precisar mudar de agora em diante, estamos em uma nova realidade. esse processo de mudança precisa ser voltado tanto para o momento presente quanto para o futuro, visando a tempestividade das mudanças de consumo que estão acontecendo. Esse é o momento para se fazer tudo o que não se fez antes desse processo acontecer. Então, revisar o planejamento para poder enxergar mais no longo prazo, dar início ao processo de transformação digital e olhar para o futuro, pensando em como transformar o ponto de venda em ponto de experiência.
Venda é relacionamento e confiança. Confiança não se constrói da noite para o dia. Olhe para sua carteira de clientes e os veja cada um com muita empatia. Esses clientes precisam ser escutados para que você entenda o momento que cada um está vivendo e possa, eventualmente, trazer algum tipo de solução.
E agora?
Apesar da crise já ter afetado inúmeros negócios, existem empresas que conseguiram se adaptar ao novo cenário e aumentaram seu faturamento. Segundo um levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 400 mil pequenas empresas registraram um crescimento médio de 47% de sua receita. O que diferencia esses empreendedores do restante? Flexibilidade, conhecimento e resiliência.