É importante conhecer seu cliente, porém para que esse se fidelize como seu cliente, aqui vai algumas dicas de como entender como é necessário que você transforme a experiência de usuário dele, em algo que o motive a voltar a você e não a sair e ir ao seu concorrente. Aqui não há segredo: quanto melhor a experiência do usuário com a sua marca, maior o número de clientes fiéis. Quando seus clientes se sentirem seguros da boa experiência física na hora da compra ou até mesmo na experiência digital que sua empresa proporciona, com certeza vão recomendá-la às outras pessoas. Agora, se a experiência não for lá muito boa, preocupe-se com isso, afinal os clientes podem até continuar comprando seus produtos, todavia dificilmente vão recomendá-los para alguém!
Quais são os elementos da experiência de compra
1 – Ambiente
O primeiro elemento da experiência de compra é o ambiente. Pode ser simples, lembre-se daquela frase tradicional: “menos é mais” na grande maioria dos casos, esse caso você não precisa de muito para ter um ambiente agradável e aconchegante. Isso refere-se a todos os aspectos decorativos e visuais presentes em seu local físico ou e-commerce. Nas lojas físicas, varia da cor das paredes, da iluminação, dos cartazes e da música. Nas lojas virtuais, estão as cores da página, o design e o tamanho das imagens do catálogo ou o local dos botões de compra.
2 – Serviço
O segundo de nossos elementos é o serviço. Trata-se de gerar um relacionamento de confiança entre você (o vendedor) e o cliente, para não se concentrar em uma única compra, mas na construção de um relacionamento de longo prazo. Obviamente, na loja física, você deve considerar como seus vendedores se expressam e se eles estão aconselhando corretamente seus clientes, enquanto no mundo digital você deve observar variáveis relacionadas à experiência do usuário (UX).
3 – Transparência
Os compradores contemporâneos estão cada vez mais conscientes das decisões de compra e usam a Internet para acessar informações sobre a empresa ou produto antes de comprar. Sendo assim manter uma presença online é muito importante, é sempre bom estar onde te procuram. Portanto, é crucial ser transparente e honesto com as expectativas dos clientes sobre o seu produto e, uma vez vendido, cumprir com sua proposta de valor.
4 – Flexibilidade de opções
Variedade sempre chama muito a atenção, com isso manter um amplo e variado catálogo de produtos e serviços anda de mãos dadas com a psicologia da personalização. Ofereça uma experiência de compra satisfatória, e busque revisá-la sempre e a torne a mais simples possível. Se coloque no lugar do seu cliente ao fazer a compra: quando você entra em um supermercado deseja ver variedades, embora do mesmo produto mas diferentes tipos, marcas, tamanhos e opções de compra. Queremos nos sentir diferentes! O mesmo ocorre em qualquer tipo de negócio. Personalizar sua proposta empodera seus clientes, fazendo com que sintam que você fala diretamente com eles, que o produto foi feito sob medida e que são eles que têm a decisão final em suas mãos.