Cuidar das finanças pode ser um dilema para muitos microempreendedores individuais (MEIs). Devido a atual situação com a pandemia do novo coronavírus, essa realidade ficou ainda mais desafiadora, segundo especialistas.
A crise econômica que o Brasil e o mundo enfrentam tem transformado por completo ou fechado negócios. Segundo Renata Pialarissi, administradora e especialista em finanças, nesse momento é fundamental organizar as finanças e cortar tudo o que é desnecessário da empresa. Hey, vai com calma tá? Vamos te ajudar para não cortar nada que seja útil e que possa aumentar sua despesa no futuro, vamos planejar e estudar a situação, ok? Bem vamos lá.
Para ajudar durante e depois da pandemia
1- Nunca misture as finanças pessoais com as da empresa – Misturar as finanças da empresa com as pessoais é um erro comum nos empreendimentos, explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O que pode parecer apenas um deslize, torna-se algo grave, a ponto de causar um grande estrago financeiro no negócio, segundo o Sebrae.
2 – Controle o que você ganha diariamente – De acordo com a especialista, para o autônomo é ainda mais difícil deixar tudo sob controle. Como recebimento é diário, ele sempre tem dinheiro na mão, por isso, é mais complicado manter-se firme, sem gastar o que recebeu.
3 – anote tudo para poder gerenciar – a máxima da administração deixa claro que tudo precisa ser medido. Pois não é possível gerenciar aquilo que não se mede.