Quando já se tem uma bpoa clientela, o melhor é se fazer é cuidar de todos os clientes, porém muitos comerciantes ficam focados em apenas conquistar novos clientes, o que mutias vezes acaba fazendo com que seu cliente seja atraido por outro concorrente que o “cativou melhor”. Um cliente satisfeito e fidelizado é um ótimo promotor da sua marca. Segundo um estudo, foi possível perceber que 83% das pessoas confiam em recomendações de amigos e família e 66% confiam em opiniões postadas online, segundo asssim porque não apostar no velho “boca a boca” ?. Sendo assim, fidelizar clientes é sem dúvida, uma das melhores estratégias que sua empresa pode apostar, isso devido a algo bem simples e prático : “um consumidor satisfeito pode ajudar e muito no marketing boca a boca da sua empresa”. Então vamos lá, para colocar em prática, a Infotecsoft vai te dar algumas dicas para cativar clientes que vão te auxiliar na hora de fazer com que seu cliente volte até você.
Preparados? “Lá vamos nós”
1 – Facilite o processo de vendas
Um mau atendimento pode afastar clientes, mas além disso um processo de vendas que seja burocrático e com muitas etapas também pode fazer com que potenciais consumidores desistam da compra. Aqui vai uma das mais valiosas da dicas, saiba que para cativar os clientes, uma compra rápida é de extrema importância, porque isso mostra a eficiência do atendimento. A agilidade e a rapidez são um dos quesitos mais procurados pelos consumidores que nem sempre estão com tempo habil ou livre para realizar compras, então facilitar o processo de vendas vai te ajudar a vender mais sim, então facilite seu processo de vendas. Para isso tente se passar pelo seu cliente e tente repassar o processo de vendas da maneira mais simples e prática possível, pensando sempre no caminho que o cliente terá que fazer. Assim você vai pensar em como facilitar a escolha do serviço ou produto, o preenchimento dos dados e o pagamento. Todo esse processo deve ser o mais eficaz possível, para que o cliente não se sinta frustrado.
2 – Conheça o seu cliente
Primeiro de tudo em sua empresa você precisa após definir o público alvo de seu negócio é conhecer o mesmo. Para te ajudar nessa tarefa, é possível construir uma buyer persona. Por meio dessa ferramenta, o seu negócio vai entender o perfil ou perfis dos seus clientes, incluindo dados demográficos, preferências de comunicação e as principais necessidades, dores e desejos nas quais sua empresa pode ajudá-lo.
Ao entender quem é a sua persona, como ela se comunica, em quais canais está e o que deseja, a sua empresa consegue desenhar uma estratégia certeira de atração e fidelização de clientes.
3 – Crie uma ótima experiência de cliente
Depois de entender quem é o seu consumidor ideal, é hora de partir para a estratégia de experiência do cliente. A experiência do cliente é um ponto-chave na construção de uma estratégia que busca conquistar os clientes. Após diversos estudos, foram obtidos resultados que mostram que cerca de 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente, afinal é tão bom comprar em um lugar que te deixa “confortável” durante a compra, as vezes da vontade de voltar só por conta de uma boa experiência de cliente, além disso, 50% dos consumidores afirmam que mudarão para um concorrente após uma experiência ruim, o que nos leva a destacar esse ponto como um dos mais importantes. A experiência do cliente é constituída pela soma de todas as interações que uma pessoa tem com a sua empresa ao longo da jornada do consumidor. Isso vai desde descoberta do produto e termina no pós-vendas. Sendo assim, são todos os contatos que o consumidor tem com blogs, redes sociais, serviços de atendimento, uso dos seus produtos e os suportes que recebeu até o momento da fidelização. Em geral, a maior parte dessas experiências se dá de maneira online hoje em dia.
4 – Atendimento “Inesquecível e Aconchegante”
Os consumidores buscam um atendimento empático e único, cerca de 49% dos clientes desejam que os agentes tenham empatia, me diga você, você gostaria de ser atendido por alguém mal humorado? Bem, eu acho que não, então para se ter um atendimento que seja capaz de superar as expectativas do seu cliente, é preciso investir em uma equipe capacitada, com pessoas alinhadas ao propósito da sua empresa e que demonstrem preocupação com a experiência do cliente. Atenção, é de extram importancia oferecer canais de atendimento automatizados e humanizados para os clientes, para que eles optem pela melhor solução às demandas deles. Invista em:
- Chatboots;
- Canai de fácil acesso como: Facebook, Whatsapp;
- Central de ajuda: (WhatsApp, Email de resposta rápida, mensagens automatizadas);
- Atendimento com agentes qualificados caso o atendimento automatizado não atenda todas as demandas.
5 – Tenha uma comunicação e um marketing eficientes
A comunicação faz parte de todas as dicas para cativar o cliente, mesmo que seja indireta ou diretamente ela é fundamental. Porém é preciso dar uma atenção especial aos processos de comunicação e marketing, muita atenção especialmente digital, pois muitos dos seus clientes podem entrar em contato com o seu negócio pela primeira vez por uma pesquisa no Google ou em redes sociais, o que não justifica ter uma rede social apenas por ter, você precisa gerenciá-la e mostrar ao seu público que você está ativo nas redes. O próximo passo é o investimento pago, lembrando que não é obrigatório, porém se você deseja um resultado mais rápido e efetivo invista em estratégias de marketing nas redes onde seus clientes mais estão presentes e em conteúdos para blogs, tente esclarecer dúvidas e transmitindo conhecimentos que sejam valiosos para os seus consumidores, com isso você ajuda a se manter ativo nas redes e também ajuda a criar uma relação de confiança com o público e a estabelecer a sua empresa como autoridade no tema.
6 – Conquiste a confiança do seu cliente
Você entendeu seu cliente e esse esforço não foi em vão!!! Agora você vai ver que o esforço em entender o cliente, te ajuda a melhorar a sua experiência e investir em um atendimento humanizado tem como objetivo também gerar uma relação de confiança entre o consumidor e a sua empresa. Com isso temos que entender que o cliente precisa confiar tanto na sua empresa quanto no seu produto. Para isso, demonstre que a sua empresa entende o mercado e os desafios do cliente e mostre que as suas equipes estão atentas e dispostas a investigar e solucionar qualquer tipo de problema apresentado.