Home  » Blog

Impactos Do PIX Para Os Empreendedores

Logo Infotec
Impactos Do PIX Para Os Empreendedores

Benefícios destacados do PIX até o momento

O famosinho PIX tem ganhado bastante popularidade, não apenas por ser muito simples mais também por ser um pagamento instantâneo onde as transferências monetárias eletrônicas nas quais a transmissão da mensagem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o beneficiário final ocorre em tempo real, ou seja você acompanha tudo no momento em que está acontecendo sem precisar agendar e o melhor desse serviço é que está disponível para todos durante 24 horas, 7 dias por semana, tanto para pagadores quanto para recebedores. O objetivo da implantação do PIX é substituir transações como TED, DOC, e também transações em meios como cartões de crédito e débito, e também boletos. Ele substituirá também transações em dinheiro.

  • Baixo custo. De acordo com o Bacen, o PIX será mais barato e, em alguns casos, 100% gratuito. O entendimento do Bacen é que a competição deverá ajudar muito a regular os preços para o consumidor final.
  • Maior competição no mercado. Diferente de alguns modelos na Ásia que acabaram formando duopólios, ou da predominância de poucos grandes players, o modelo brasileiro procura ser mais competitivo. Para entender este ponto, basta ver o número de participantes inscritos.
  • Maior inclusão de pessoas. Ao possibilitar que o PIX opere a partir de contas de pagamentos e contas poupanças, ele inclui mais pessoas ao SFN (Sistema Financeiro Nacional). Vale lembrar que, com a pandemia, este objetivo tornou-se mais tangível, com a criação de milhares de contas digitais para o recebimento do auxílio emergencial.
  • Mais facilidade nas transações. A disponibilidade e a experiência padronizada deverão proporcionar mais facilidade, já que os participantes e indicadores vão ter que prover a mesma experiência de uso.
  • Melhor experiência de compra para o consumidor. As transações financeiras serão mais fáceis e rápidas. Uma transação via PIX leva até 10 segundos para ocorrer.
  • Para os e-commerces não haverá mais a necessidade de fazer a reserva de estoque por dias enquanto aguardam o processamento do pagamento. Com isso, o estoque vai girar muito mais rápido.
  • A taxa de quebra (quantidade de boletos não pagos) hoje é de cerca de 25% nos e-commerces. Há, portanto, grande expectativa de redução deste número.
  • Melhora da gestão dos estoques, com a redução do tempo de compensação dos boletos devido ao pagamento instantâneo do PIX.
  • Melhora da experiência de compra do cliente e você também sai ganhando com o cliente satisfeito.

Como o PIX vai impactar na experiência de consumo nas lojas físicas?

O pagamento digital para o varejo online não é algo tão novo, isso porque já existem várias startups no mundo financeiro que trabalham com o pagamento eletrônico. A SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, realizou recentemente uma pesquisa mostrando que cerca de 21% dos entrevistados já trabalharam, fizeram ou usaram algum tipo de pagamento em carteira digital ou QRcode. Porém no comércio físico como o supermercadista, este modelo ainda é algo que está surgindo aos poucos, devido a poucos estabelecimentos oferecem este modelo digital de pagamento.  Alguns benefícios efetivos do PIX para as lojas físicas:

  • QRcode direto no PDV para eliminação de filas
  • Custo super reduzido em relação às operações de cartões
  • Opção de saque
  • Redução do custo do dinheiro

Compartilhe nas Redes

Veja Outros Artigos

Fique por Dentro das Novidades

Não se preocupe, também não gostamos de spam.
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de privacidade e autorizo a utilização de minhas informações da Infotec

Entre em contato com o CEO

Entre em contato conosco

Entre em contato conosco

Assinatura Feita

Em breve você começará a receber em seu e-mail nossa newsletter.

Fique tranquilo, você poderá cancelar o recebimento a qualquer momento.